Aprendiz da Vida


 

O que fazer com as emoções negativas dos seus filhos?

 

 

As crianças possuem todos os tipos de sentimentos. Em geral as pessoas tem dificuldade de assumir os sentimentos negativos e foram ensinadas a evitá-los ou negá-los.


Os pais que justificam os comportamentos negativos dos filhos ao invés de compreender e tratar os sentimentos negativos que produzem estes comportamentos, ficam limitados a sofrerem consequências: pagar prejuízos, passar vexames, perder oportunidades de relacionamentos.


Toda criança tem o direito de perceber e de mostrar o que sente de forma adequada. É muito importante que os filhos sintam-se seguros do amor de seus pais e do valor de sua existência na própria família enquanto estão trabalhando o reconhecimento e superação de comportamentos negativos. Os pais tem a missão de ajudar os filhos a exteriorizar de forma positiva seus sentimentos negativos.


Testar superar os sentimentos negativos através da argumentação, julgamento, negação, conselho, reafirmação ou diversão pode afastar os filhos dos pais. Essas atitudes impedem a criança de pensar em si mesma e a estimula a reprimir ou disfarçar suas verdadeiras emoções.


Os sentimentos reprimidos não desaparecem; eles agem contra a saúde física, emocional e intelectual. No entanto, o poder dos sentimentos negativos se evapora quando as emoções são aceitas com entendimento e canalizadas para saídas aceitáveis. "Para livrar-se das ações negativas, livre-se dos sentimentos negativos primeiro; eles são a causa."


A criança precisa ser ouvida ativamente e não passivamente. Ainda que seja necessário limitar as ações de uma criança, a expressão dos sentimentos só deve ser limitada em termos de quem, quando e onde são realizadas.

Permitam fluir o melhor de seus filhos e acima de tudo, ame-os!

 


Voltar

Home